sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

HIPERMÉDIA


HIPERMÉDIA  - (Atividade 4 T-1) 
Para a Hipermédia o cinema é uma média passiva, não condizente com a geração digital. O mundo atual oferece uma grande quantidade de atividades multimédia e como consequência, há a multiplicidade de públicos e escolhas.
Segundo Machado: “A Hipermédia é uma forma combinatória, permutacional e interativa de multimídia, em que textos, sons e imagens (estáticas e em movimento) estão ligadas entre si por elos probabilísticos e móveis, que podem ser configurados pelos receptores de diferentes maneiras, de modo a compor obras instáveis em quantidades infinitas”. (Machado, 1997: 148)

A Hipermédia incorpora uma estrutura narrativa, se compõe de elementos de outras linguagens, transmite informações e contribui para a formação do conhecimento. As informações em hipermídia são objetivas e não-literárias. Nem por isto, as hipermídias deixam de contar uma história.




Desenvolver uma hipermedia requer o trabalho de uma equipe multidisciplinar (designer, especialista do domínio, ergonomista, programador e outros). A realização de uma aplicação hipermídia requer uma série de passos. É necessário conhecer o público alvo, identificar o contexto com o qual se está lidando, coletar e organizar os dados sobre o domínio, organizar o conteúdo coletado, redigir textos, desenvolver o roteiro (textual e visual), produzir imagens e sons e tantas outras tarefas.
Podemos enmarcar varios pontos importantes a destacar dentro da hipermédia.
- Hibridismo: associação de duas ou mais medias, encontro de dois ou mais meios; conjunção simultânea de diversas linguagens.
- Hipertextualidade: sistema não-linear, multisequencial ou multilinear. Incorporam dois sistemas diferentes de utilização: o modo autor (onde são criados os sistemas de nós e âncoras) e o modo usuário (onde ocorre a navegação).
- Não-Linearidade: refere-se a ideia de possibilitar caminhos e segmentos abertos, diversos, repletos de desvios, complexo, composto por linhas de segmento e linhas de fuga.
- Interatividade: possibilidade de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem

Navegabilidade: diz respeito ao ato de navegar, exploração e mobilidade do usuário no ciberespaço, na rede ou em um aplicativo de hipermédia.


“The Tulse Luper Suitcases”, de Peter Greenaway
Peter Greenaway lançou em 2003 o projeto “The Tulse Luper Suitcases”, visando libertar o cinema do enquadramento, dos atores e mesmo da câmara. O resultado é uma obra work in progress, com limites pouco definidos e se apresentando no formato de uma rede de materialidades, suportes mediáticos e espaços diversos, cujo objetivo é fazer frente ao dispositivo cinematográfico hegemônico e a gramática fílmica desenvolvida por Griffith.
Trata-se, originalmente, de três longas-metragens realizados com tecnologia digital, diversos websites, obras de instalação, produção de 92 livros, numerosos DVDs, um videojogo on-line, VJ performances, peças teatrais e uma série de televisão, que pretendem reconstruir a vida de “Tulse Henry Purcell Luper”, projetista e escritor nascido em Newport, South Wales, cuja vida ele mesmo arquivou em 92 maletas, posteriormente encontradas ao redor do mundo.
The Tulse Luper Suitcases é um emaranhado de materialidades, suportes mediáticos e espaços pelos quais a obra se expande, dando vazão às diversas narrativas possíveis. Assim, os limites entre cinema, artes visuais, médios digitais e performance são diluídos e os próprios limites da obra se tornam imprecisos.
Poderemos afirmar que a obra de Peter Geenaway não é simplesmente cross-media, pois além de atravessar todas as médias e formas de expressão artísticas, não se limita a elas. Elas “são capazes de perfurar todas as especialidades e avançar para além delas” (Machado, 2008:66). Podemos chamá-las, então, de obras beyond media, ou então, de uma espécie de cinema pós-mediático.
O Peter Geenaway vem, ao longo de sua carreira, trabalhando no problema de como conciliar banco de dados e formas narrativas. A principal delas são os seus sistemas para organizar os filmes.

Obra hipermédia escolhida "BETWEEN TREACHEROUS OBJECTS" – (Porous version) do artista digital e hipermédia Jason Nelson  
http://www.secrettechnology.com/between/in7.html







Hernando Urrutia

- Hipermídia: uma jornada entre narrativas e roteiros- Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - 2006
- O Cinema Pós-mediático de Peter Greenaway de Eduardo Cunha Bonini, Revista Comtempo do Programa
de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero 2009
- Linguagem da Hipermídia de Gabriela Borges.
- GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2000.

- Hypermedia  Reveries – USC Cinematic Arts - website [Online] disponível:            http://interactive.usc.edu/project/hypermedia-reveries/
-Encounter Between Hyper-Media and Art Education: A Retrospection of Jean-Jacques Rousseau or Memories of Art and Education - The Journal of Aesthetic EducationVolume 37, Number 4, Winter 2003 - website [Online] disponível: http://muse.jhu.edu/login?auth=0&type=summary&url=/journals/the_journal_of_aesthetic_education/v037/37.4nagamori.pdf
-  Hypermedia as Art System   by Dew Harriso - Art Journal, Vol. 56, No. 3, Digital Reflections: The Dialogue of Art and Technology (Autumn, 1997), pp. 55-59
- Secret Technology  Net Art / Digital Poetry/ Video Oddities by Jason Nelson - website [Online] disponível: http://www.secrettechnology.com




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