ARTE E TECNOLOGIA (Atividade -1 T-1)
• No cenário do vertiginoso desenvolvimento da tecnologia e da incessante propagação de imagens, será que os homens se tornaram ou se tornarão meros ordenadores da energia de reserva (bestand), e portanto, de tudo o que está disponível para se tornar imagem no mundo?
• No cenário do vertiginoso desenvolvimento da tecnologia e da incessante propagação de imagens, será que os homens se tornaram ou se tornarão meros ordenadores da energia de reserva (bestand), e portanto, de tudo o que está disponível para se tornar imagem no mundo?
É verdade que estamos sempre bombardeados
por imagens produzidas pelo mundo de energia de reserva ao que denomina
Heidegger (Bestand) é possível que alguns indivíduos possam estar tornando-se
meros ordenadores de energia de reserva, que rapidamente com a globalização da
informação e da imagem, muitos indivíduos se tornem em imagens do mundo, na
medida que somos um reflexo da sociedade envolvida nos media.
Assumindo que a imagem do Mundo é todo o que se refere a atualidade do mondo contemporâneo e de vanguarda com todo o que refere estar submerso na sociedade de consumo, ate chegar ao consumo de objetos sem utilidade o sem valor em si.
O ser humano esta constantemente dependente
da tecnologia e seus objetos, que por vezes são só gadgets sem maior
individualidade real, objetos degradados do mundo tecnológico.
Espero bem que o geral do ser humano se
torne num individuo critico e reflexivo, de forma de sempre estudar,
investigar, e por em duvidas o que se formula como inquestionável e evidente
relativamente, de forma que o ser humano este sempre evoluir, pois o
questionar-se sobre as diferentes
ideais, conceitos permite a criação de novas formulações, utilizando a
tecnologia de forma adequada para desvelar paradigmas.
• Será que a arte mostra-se, como nos dizia Heidegger, como uma possível saída para o processo de Ge-stell, de constante "enquadramento" do mundo?
A arte mostra-se como uma possível saída para a essência da técnica ou como é designado por Heidegger (Gestell), pois o desvelar das possibilidades ampliam-se para fundamentar as conceitualizações e a mesma produção da arte, pois mantêm a atualidade analítica no cenário contemporâneo, que é o essencial do pensamento de Heidegger, já que a crítica da estética é inseparável da crítica da técnica, constituindo a arte uma forma de verdade.
Hernando Urrutia
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